Resultados

3 - Responsabilidade social da instituição. Considera especialmente no que se refere a sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, a defesa do meio ambiente, da memoria cultural, da produção artística e do patrimônio cultural – contempla o compromisso social da instituição enquanto portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independente da configuração jurídica da IES.
3.1. Coerência das ações de responsabilidade social com as políticas constantes dos documentos oficiais.

Avaliação geral da Dimensão 3 - Responsabilidade Social do IFSULDEMINAS


3.2. Relações da IES* com a sociedade; setor público, setor privado e mercado de trabalho.

 Dimensão 3 – Responsabilidade Social do IFSULDEMINAS

As questões abaixo estão relacionadas a Dimensão 3 – Responsabilidade Social da Instituição. Nesta dimensão são avaliadas as relações do IFSULDEMINAS com a sociedade, com o setor público e privado e com o mercado de trabalho. Na relação com a sociedade são avaliados a  inclusão social, a defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

 

Relação com o setor público, privado e mercado de trabalho.


3.3. Relações da IES* com a sociedade: inclusão social.

Relação com a sociedade: Inclusão Social


3.4. Relações da IES* com a sociedade: defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

Relação com a sociedade: Meio Ambiente e produção artística e cultural


4 - Comunicação com a sociedade – identifica as formas de aproximação efetiva entre a IES e sociedade, de tal sorte que a comunidade participe ativamente da vida acadêmica, bem como a IES se comprometa efetivamente com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informações que detém.
4.1. Coerência das ações de comunicação com a sociedade com as políticas constantes dos documentos oficiais.

Dimensão 4: Comunicação com a sociedade

Na dimensão 4 - comunicação com a sociedade são avaliadas as formas de aproximação efetiva entre IFSULDEMINAS e sociedade, de forma que a comunidade participe ativamente da vida acadêmica, bem como a instituição se comprometa efetivamente com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informações que detém. Nesta dimensão são avaliadas as políticas constantes nos documentos oficiais, as formas de comunicação interna e externa e a ouvidoria. 

 

Coerência das ações de comunicação com a sociedade com as políticas constantes dos documentos oficiais


 

Como você avalia os procedimentos relativos as políticas de comunicação que vem sendo realizados pelo IFSULDEMINAS, de acordo com o PDI ?

Avaliação geral sobre a Dimensão 4 - Comunicação com a Sociedade


4.2. Comunicação interna e externa.

Comunicação interna e externa.


4.3. Ouvidoria*.

Ouvidoria


Ouvidoria é um espaço que funciona como uma ponte da comunidade com as instituições. É um serviço aberto ao cidadão para acolhimento das manifestações, podendo ser elogios, sugestões, pedidos de informação, reclamações e denúncias referente aos diversos serviços prestados pelo IFSULDEMINAS.

8 - Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados, eficácia da auto avaliação institucional, considera o planejamento e a avaliação como instrumentos integrados, elementos de mesmo continuum, partícipes do processo de gestão da educação superior. Esta dimensão está na confluência da avaliação como processo centrado no presente e no futuro institucional, a partir do balanço de fragilidades, potencialidades e vocação institucionais.
8.2. Autoavaliação institucional

 Dimensão 8  - Planejamento e avaliação

A Dimensão 8 - Planejamento e avaliação é responsável por avaliar os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional. Ela considera que o planejamento e a avaliação são instrumentos integrados, participantes do processo de gestão da educação superior. Esta dimensão está na confluência da avaliação como processo centrado no presente e no futuro institucional, a partir do balanço de fragilidades, potencialidades e vocação institucionais. Nesta dimensão são avaliadas a autoavaliação institucional e o planejamento e ações acadêmico-administrativas a partir dos resultados das avaliações.

 

Autoavaliação institucional 


Planejamento e ações acadêmico-administrativas a partir dos resultados das avaliações


10 - Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior – avalia a capacidade de gestão e administração do orçamento e as politicas e estratégias de gestão acadêmica com vistas à eficácia na utilização e na obtenção dos recursos financeiros necessários ao cumprimento das metas e das prioridades estabelecidas.
10.1. Coerência da sustentabilidade financeira apresentada pela IES com o estabelecido em documentos oficiais.

Avaliação geral sobre a Dimensão 10 - Sustentabilidade Financeira


10.2. Sustentabilidade financeira da instituição e políticas de captação e alocação de recursos.

Dimensão 10: Sustentabilidade financeira

 

A Sustentabilidade financeira do IFSULDEMINAS é importante tendo em vista a continuidade dos compromissos na oferta da educação superior. Esta dimensão avalia a capacidade de gestão e administração do orçamento e as políticas e estratégias de gestão acadêmica com vistas à eficácia na utilização e na obtenção dos recursos financeiros necessários ao cumprimento das metas e das prioridades estabelecidas. Nesta dimensão são avaliados os indicadores: Coerência da sustentabilidade com os estabelecidos nos documentos oficiais, políticas de captação e alocação de recursos e as políticas direcionadas à aplicação de recursos para programas de ensino, pesquisa e extensão.

 

Coerência da sustentabilidade financeira apresentada pela IES com o estabelecido em documentos oficiais.


 

Como você avalia os procedimentos relativos a política de sustentabilidade financeira que vem sendo realizado pelo IFSULDEMINAS, de acordo com o PDI?

Sustentabilidade financeira da instituição e políticas de captação e alocação de recursos.


Um objetivo essencial da política de orçamento e finança é gerir a viabilidade financeira do IFSULDEMINAS. Para isso, além da captação de recursos, junto ao governo federal, a agências de fomento e a realização de parcerias com instituições privadas é necessário realizar medidas de redução de gastos. Avalie as seguintes questões:

10.3. Políticas direcionadas à aplicação de recursos para programas de ensino, pesquisa e extensão.

Políticas direcionadas à aplicação de recursos para programas de ensino, pesquisa e extensão.